28/06/2011

10 IDÉIAS PARA TEMPERAR UM FRANGO GRELHADO


Que tal variar também a cor e o aspecto do prato? Pois quem realmente agüenta comer a mesma coisa todos os dias? O frango pode ser cortado em cubos ou em tiras, eu gosto muito de cortar em tirinhas, é mais rápido para fazer e o frango fica macio e com aparência diferente. Para dar uma cor avermelhada podemos usar a páprica doce ou urucum, para um frango esverdeado, ervas a gosto! Para um frango mais escuro e de sabor mais intenso – molho shoyu! E ainda podemos usar a cúrcuma para um frango amarelado, etc. Na hora de “grelhar” na frigideira vale pincelar a frigideira com azeite ou óleo vegetal. Eu uso uma frigideira anti-aderente e coloco uma miserinha de gordura, às vezes nem preciso colocar nenhuma... Quem quiser pode levá-lo a churrasqueira ou ainda assá-lo em forno bem quente.

Veja abaixo as 10 dicas de tempero. Não se esqueça acrescentar ao tempero do frango um pouco de sal e pimenta-do-reino a gosto.

1. Orégano tostada, páprica e suco de limão – tempere o frango usando os temperos a gosto e deixe marinando por 30 minutos. Grelhe com um fio de azeite.

2. Iogurte natural, alho amassado, ervas (provence) a gosto, cúrcuma e suco de limão – misture o iogurte com os temperos e misture ao frango – deixe-o marinando por pelo menos 4 horas em geladeira. Vai ficar muito macio e gostoso.

3. Molho shoyu, alho amassado, suco de gengibre e uma pitada de açúcar – o gengibre também ajuda a amaciar a carne, deixe marinando por meia hora. Cuidado com o sal, o shoyu já é salgado. Grelhe com um fio de óleo de gergelim tostado e sirva com cebolinha picada.

4. Suco de laranja, pimenta-da-jamaica e noz moscada – a laranja também tem um efeito amaciante. Deixe marinando por pelo menos 30 minutos. Se quiser utilize o saboroso tempero jerk jamaicano.

5. Sal de ervas, alecrim, alho amassado e suco de maracujá – O maracujá combina muito bem com frango, mas pode ser substituído por suco de limão. Grelhe em um fio de azeite ou uma bolotinha de manteiga.

6. Curry em pó, suco de maçã e gengibre ralado - tempere bem o frango e deixe pegar gosto por 30 minutos. Grelhe com um pouquinho de ghee ou manteiga. Sirva o frango com folhas de coentro picadinhas.

7. Mistura de especiarias tandoori com suco de limão, alho amassado e gengibre – tempere bem o frango e deixe pegar gosto por 30 minutos.

8. Vinagre, cebola ralada e tempero sírio (mistura de especiarias árabe) – tempere bem o frango e deixe pegar gosto por 30 minutos. Sirva o frango com folhas de hortelã picadinhas.

9. Mostarda em pasta, tomilho e um pouquinho de mel – Gosto de usar mostarda dijon. Cuidado ao grelhar na frigideira para não queimar.

10. Molho de pimenta vermelha tipo tabasco, orégano, cominho em pó e suco de limão – frango com inspiração mexicana. Tempere bem o frango e deixe pegar gosto por 30 minutos. Sirva o frango com folhas de coentro picadinhas.

Dicas – escorra o excesso da marinada antes de grelhar seu frango

Orégano Tostado


É muito fácil de fazer, basta tostar o orégano já desidratado (seco) em fogo baixo e em frigideira seca até que fique dourado. Depois esfregue as folhas entre as palmas da mão para que fiquem em pó, ou usar o moedor de temperos elétrico! Ao tostar (como muitas especiarias) ele adquire um sabor bem diferente, mais caramelado e terroso.Utilize em pratos em frango, ensopados de carne, carne assada e onde mais quiser.

 
Ervas de Provence

Receita
Ingredientes
(ervas desidratadas)
100 g de segurelha
300 g de manjerona
200 g de sálvia
300 g de tomilho

100 g de alecrim
100 g de lavanda

Modo de preparo
Misture as ervas e processe ligeiramente para realçar o aroma. Coloque a mistura em saquinhos ou vidros, decore a gosto e está pronto!

Ervas de Provence
Mistura tradicional da cozinha francesa, feita com ervas da região de Provence. Pode ser feita com ervas frescas ou secas em diferentes proporções. O acréscimo de lavanda confere um sabor especial! É muito usada com ensopados de carne de caça e frango. Combina muito bem com vinho tinto, tomates, queijo e raízes. Pode ser utilizada  na pasta de ricota, em omeletes e para dar um toque a sanduíches de queijo e saladas.
Mistura de tempero jerk - da Jamaica


Jerk spice é uma mistura de temperos originária da Jamaica e que utiliza dois produtos locais: a pimenta-da-jamaica e a pimenta capsicum "scotch bonnet" que é muito ardida. Antigamente a mistura era usada junto com um processo de defumação para conservar carnes. É usada em grelhados e assados principalmente de frango e porco, que são os pratos mais famosos da ilha: jerked pork - o nome também denomina a forma de cozinhar, sob carvão. O prato fica escuro, de cor quase negra e é muito picante. Hoje em dia a mistura é ainda usada com peixes e até tofu. A mistura pode ser seca ou em pasta. A mistura seca pode ser misturada a um pouco de água, óleo, suco de frutas ou bebidas alcoólicas para fazer uma marinada pastosa. Os Jamaicanos gostam de misturá-la a um pouco de rum ou suco de laranja. Eu gosto muito de usar o jerk para temperar frango grelhado mas também uso em ensopados, seja de carne, frango, porco ou vegetais. Um pouquinho só já confere um sabor especial.
A receita abaixo é suave mas mesmo assim prefiro fazer sem pimenta e acrescentá-la depois na hora de usar, pois tem uma galera aqui em casa que reclama de comida picante... Quem prefeir pode omitir o alho e a cebola desidratados e incluir alho e cebola fresca picada na hora do preparo do prato.

Receita
Ingredientes
4 colheres de sopa de pimenta da Jamaica em pó
1 colher de sopa de tomilho seco
1 colher de sopa de páprica
1 colher de sopa de pimenta vermelha em pó (ou a gosto)
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cebola em pó
½ colher de chá de pimenta do reino em pó

Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes e armazene em local fresco, seco e escuro por até 6 meses.

Sal de ervas e noz moscada


Os sais temperados são ótimos para finalização de pratos, grelhados e para saladas. Experimente temperar um filé de frango com este sal e um pouco de limão!

Ingredientes
1 xícara de sal grosso
1 colher de sopa de ervas secas a gosto
1/2 colher de chá rasa de noz moscada ralada

Modo de preparo
Em um processador de alimentos coloque todos os ingredientes e moa bem. Guarde em um pote bem fechado ou saleiro.

Tandoori masala - mistura de tempero para assados


Mistura de especiarias para churrasco indiano
Os indianos costumam adicionar corante vermelho para realçar ainda mais a cor avermelhada da mistura. É usada tradicionalmente em marinada para aves, carnes, peixes ou queijo que serão assados em tandoor. Na ausência do forno indiano, a carne pode ser assada em forno comum ou grelhada. A mistura pode ainda ser usada para dar um toque especial a curries e pratos com vegetais, combina muito bem com molhos de tomate e batata. Na cozinha do dia-a-dia pode ser adicionada a ensopados, grelhados ou assados de carne, porco, frango ou legumes - conferindo um sabor exótico.
Existem diversas versões da mistura, abaixo está a minha receita. O cardamomo negro ajuda a dar um aroma defumado que o forno comum não consegue. Como não utilizo corante, incluo bastante páprica doce para dar cor, parte dela pode ser substituída por urucum em pó.

Ingredientes
1 colher de sopa de coentro em grãos
1 colher de sopa de cominho em grãos
1/2 colher de sopa de cravos inteiros
2 cardamomos negros
1 colher de chá de pimenta caiena
1 colher de chá de noz moscada ralada
1/2 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de sopa de cúrcuma
2 colheres de sopa de páprica doce

Modo de preparo
Toste as especiarias inteiras (coentro, cominho, cravo e cardamomo negro) em frigideira seca por aproximadamente 3 minutos. Deixe esfriar, abra o cardamomo negro, retire as sementes e descarte a casca. Moa as especiarias inteiras e misture com as especiarias em pó. Se desejar um pó mais fino passe pela peneira.Se você tiver dificuldade em moer as especiarias em casa, compre-as já moídas e misture. Armazene em pote hermético em local seco, freco e escuro por até 6 meses.

Tempero Sírio


O tempero sírio (ou pimenta síria) é uma mistura de temperos de cor escura.É importante não confundi-lo com a pimenta-da-jamaica, que é chamada também de pimenta síria! Para quem não conhece, a pimenta-da-jamaica são os grãos maiores da foto abaixo. Este tempero é muito usado em receitas de quibes, kaftas e em vários pratos de carne e vegetais sírio-libaneses e do orinte médio. Ele também combina muito bem com frango, queijo, arroz e cogumelos. Basta um pouquinho para dar um toque especial ao prato! 
Como todas as misturas existem diversas variações de combinações e ingredientes. Abaixo está minha receita.


Ingredientes
2 colheres de sopa de pimenta-da-jamaica
1 colher de chá de cravos
1 colher de sopa de pimenta-do-reino preta
1/2 colher de chá de noz moscada ralada
1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo
Moa as especiarias inteiras e misture com a canela e a noz moscada. Se não tiver onde moer, compre as especiarias em pó e misture. Quando moída na hora a mistura fica mais aromática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário