02/05/2011

USO DO VINAGRE NA CULINÁRIA

  
Dicas: uso do vinagre na culinária

Como cozinhar e assar com vinagre

Quando pensamos em cozinhar, o vinagre tem mais funções do que apenas aparecer como ingrediente em receitas. Ele pode realizar truques para melhorar o sabor, conservar os alimentos, ocupar o lugar de ingredientes ausentes e até mesmo melhorar a aparência da comida. Esse ingrediente pode evitar estrago e salvar o desastre ocasional na cozinha. Na realidade, se você adicionar uma gota aqui e outra ali durante o processo de preparação, o vinagre poderá alterar toda a personalidade de certos alimentos. Neste artigo mostraremos muitas maneiras de incorporar o vinagre na cozinha.

O básico

Condimentos: ao chegar ao final de um frasco de ketchup, adicione um pouco de vinagre e chacoalhe para que o ketchup dure mais. Essa técnica funcionará para outros condimentos também.

Ovos: ainda é possível cozinhar um ovo quebrado adicionando uma colher de sopa de vinagre na água fervendo. O vinagre evitará que a clara escape.

Peixe e frutos do mar: adicione uma colher de sopa ou mais de vinagre ao fritar ou ferver peixe para reduzir o gosto e o cheiro fortes e manter a carne macia.

Dê ao camarão e ao peixe enlatado um gosto de peixe fresco cobrindo-os de vinho xerez e adicionando duas colheres de sopa de vinagre. Deixe descansar durante 15 minutos e, em seguida, prepare conforme desejado.

Para manter o peixe branco, deixe-o descansar durante 20 minutos em uma mistura de um quarto de água e 2 colheres de sopa de vinagre.

Frutas e legumes: ao cozinhar frutas no bocal do fogão, adicione uma colher cheia de vinagre para melhorar o sabor.

Ao fazer purê de batatas, adicione uma colher de sopa de vinagre, depois de ter usado leite suficiente. Isso ajudará a manter as batatas brancas. Amasse-as até a consistência desejada.

Em um molho de tomate ou em uma sopa à base de tomate, adicione uma ou duas colheres de sopa de vinagre um pouco antes de concluir o processo de cozimento. Os sabores serão aprimorados.
O vinagre é um ingrediente na cozinha que pode fazer muitas coisas.
O vinagre pode fazer todos os tipos de coisas na cozinha
Carne: acrescente um toque especial a 0,5 kg de hambúrguer adicionando vinagre de vinho de alho e 1/2 colher de sopa de mostarda. Trabalhe bem os ingredientes, antes de transformá-los em um bolo de carne.

Melhore o sabor de presunto fervido adicionando uma colher de sopa de vinagre à água do cozimento.

O conteúdo ácido e o sabor marcante do vinagre o torna um ingrediente excelente para marinado para carne, ave, peixe ou legumes. O vinagre também pode amaciar pedaços duros de carne.

Dicas de como assar

O vinagre é bem útil para fazer assados.

Bicarbonato de sódio: use o vinagre para determinar se o bicarbonato antigo ainda está bom o suficiente para assar. Despeje duas colheres de sopa de vinagre em um pequeno prato e adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Um bom bicarbonato de sódio deve fazer o vinagre espumar significativamente.

Pão: faça com que a casca do pão feito em casa fique com um belo marrom dourado removendo-o do forno um pouco antes do tempo de assar ter sido concluído e passando vinagre. Retorne para o forno para terminar de assar.

Você pode ajudar o pão feito em casa a crescer adicionando uma colher de sopa de vinagre para cada 2 1/2 xícaras de farinha da receita. Reduza outros líquidos da receita proporcionalmente.

Suspiro: faça um suspiro mais macio adicionando vinagre às claras dos ovos antes de bater. Para cada 3 claras de ovos da receita, adicione 1/2 colher de chá de vinagre.

Tortas: reduza o sabor extremamente doce das tortas de frutas ou de outras sobremesas adicionando uma colher de chá de vinagre.

Além de fazer maravilhas ao cozinhar e assar, o vinagre é útil de outras maneiras. Pode ser usado na conservação de alimentos e como ingrediente substituto em receitas. Você pode até mesmo fazer seu próprio vinagre.
 
Conservação de alimentos

Queijo: embrulhe o queijo que sobrou em um tecido umedecido com vinagre e armazene-o em um recipiente impermeável. Isso evitará que o queijo mofe ou se torne duro demais.

Frutas e legumes: renove legumes murchos, como espinafre ou alface, mergulhando-os em duas xícaras de água e em uma colher de sopa de vinagre.

Substitutos de receita

Nada é mais frustrante que quando você está cozinhando e percebe que há um ingrediente faltando. O vinagre pode ser usado como um substituto.

Soro do leite: como substituto para o soro do leite, misture uma colher de sopa de vinagre em uma xícara de leite integral e deixe-o descansar por alguns minutos. Em seguida, meça a quantidade pedida na receita.

Limões e limas: o vinagre pode ser usado em qualquer receita que pede suco de limão ou de lima. Use 1/2 colher de chá de vinagre para cada colher de chá de suco de limão ou de lima.

Sal: em vez de sal, use o vinagre como tempero para comidas como batatas ou outros legumes. Basta salpicar levemente.

Vinho: é possível usar vinagre no lugar de vinho em qualquer receita se você misturá-lo com água primeiro. Misture uma parte de vinagre para três partes de água e use a quantidade que a receita pedir no lugar do vinho.

Fazendo vinagre desde o início

Você pode se divertir muito fazendo todos os tipos de vinagre usando seus ingredientes favoritos.

Vinagre de cidra de maçã: cidra de maçã pura pode facilmente ser transformada em vinagre de cidra de maçã se deixarmos descansar em frasco aberto por cerca de cinco semanas. O frasco deve ser mantido a aproximadamente 20ºC. Ele primeiro se tornará cidra sólida e depois vinagre. Faça vinagre de cidra de maçã instantâneo usando cidra de maçã pura. Basta adicionar açúcar mascavo, melaço ou cevada e vê-los fermentar.

Vinagre de pimenta malagueta: coloque 115g de pimenta malagueta em 250ml de vinagre e armazene por duas semanas em um frasco tampado. Filtre o líquido depois de duas semanas. Para obter um vinagre mais apimentado e mais forte, deixe as pimentas malaguetas por mais tempo no frasco.

Vinagre de pepino-cebola: ferva meio litro de vinagre e adicione uma colher de chá de sal e uma pitada de pimenta branca. Adicione dois pepinos em conserva e uma cebola pequena, picados muito finos, à mistura de vinagre. Armazene em uma jarra de vidro tampada por cinco semanas e filtre. Despeje o líquido filtrado em uma garrafa de vinho reciclada e feche-a com rolha. Variação: deixe sem a cebola quando quiser um vinagre bem leve para saladas de frutas.

Vinagre de alho: descasque dentes de uma cabeça grande de alho e adicione-os a 250ml de vinagre. Deixe descançar por duas semanas e, em seguida, descarte o alho. Use algumas gotas para temperar saladas, carne ou legumes cozidos. Variação: use 250ml de vinagre de vinho tinto para um vinagre resultante que pode ser usado no lugar de alho fresco na maioria das receitas. Uma colher de chá de vinagre de alho será equivalente a um pequeno dente de alho.

Vinagre de pimenta picante: despeje meio litro de vinagre em um frasco limpo com tampa e adicione a ele 15g de pimenta vermelha. Deixe a mistura descansar por duas semanas longe da luz direta do sol. Agite o frasco um dia sim, um dia não. Depois de duas semanas, filtre e despeje em um frasco limpo separado para ser usado.

Como você pode ver, é possível fazer muitas coisas com vinagre na cozinha. Então, vamos cozinhar!
(Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/vinagre-na-culinaria1.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário