10/05/2011

TRANÇA FESTIVA

Ingredientes:
2 e 1/2 tabletes (37,5g) de fermento biológico fresco
3 colheres sopa de açucar
3/4 de xícara chá de leite amornado
cerca de 6 xícaras chá rasas de farinha de trigo (600g)
2 ovos e 2 gemas
1 colher sobremesa de essência de baunilha
1 colher café de sal
3 colheres sopa de manteiga
gema batida com 1 colher sopa de água para pincelar
Recheio
1/2 xícara chá de uvas-passas claras sem sementes
2 xícaras chá de frutas cristalizadas

Modo de fazer
1. Esponja: Dilua o fermento em metade do açucar e agregue o leite e 1 xícara de chá da farinha. Misture até homogeneizar e deixe levedar até dobrar o volume.
2. Massa: Adicione o restante do açucar, o ovo e as gemas, a essência de baunilha, o sal e a manteiga à esponja  e misture bem. Acrescente a farinha restante aos poucos e sove a massa até obter uma bola lisa e macia. Cubra com filme plástico untado com óleo e deixe em repouso até dobrar o volume.
3. Recheio: Misture os ingredientes e reserve.
4. Modelagem: Sove a massa novamente e abra-a com o rolo até formar um retângulo de cerca de 40x60cm. Divida em 3 retângulos de 20x40cm e distribua o recheio igualmente entre eles, deixando as laterais livres. Pincele as bordas com água fria e enrole cada retângulo como rocambole a partir do lado mais largo. Una e dobre para baixo as pontas dos 3 cordões e trance-os, formando uma rosca grande. Disponha em uma assadeira untada, cubra e deixe crescer novamente.
5. Pincele a trança com a mistura de gema e asse em forno moderado preaquecido (180ºC) por cerca de 45 minutos ou até dourar.
6. Sirva polvilhada com açucar de confeiteiro.
Rendimento: 14 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário