19/05/2011

SPAGHETTI COM MOLHO CREMOSO DE CAMARÕES E ALHO

O único segredo do prato é descobrir a quantidade certa de alho que perfume os camarões sem ofusca-los.  O molho fica cremoso graças à (pouca) farinha mas não leva uma gota se quer de creme de leite o que torna tudo mais ‘caloricamente correto’ .

Ingredientes 

300 gramas de camarões limpos (aproximadamente 500 gramas de camarão com casca) 

3 dentes de alho grandes

5 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sobremesa de farinha de trigo
¾ a 1 copo de caldo de legumes ou agua quente
½ copo de vinho branco
½ copo de salsa picada
1 colher de sopa de manteiga 

Modo de preparo

1. Ponha os camarões limpos numa vasilha. Pique bem finamente 1 dente de alho e junte ao camarão. Adicione 1 colher de sopa de azeite e sal, e deixe os camarões marinarem em temperatura ambiente pelo menos 20 minutos. Se quiser deixar mais tempo, cubra a vasilha e leve a geladeira. Deixe os camarões voltarem à temperatura ambiente antes de prosseguir.
2. Pegue uma frigideira grande e ponha nela 2 colheres de sopa de azeite. Quando o óleo estiver quente, ponha os camarões com sua marinada. Deixe dourar 1 minuto de cada lado. Não deixe cozinhar demais pois o camarão fica farinhento! São 2 minutos, cronometrados no relógio! Retire do fogo e Despeje os camarões e qualquer liquido que tiver acumulado numa vasilha. Reserve.
3. Volte a frigideira ao fogo e junte mais 2 colheres de azeite. Enquanto o azeite esquenta, fatie os 2 dentes de alho restantes. Doure os levemente no azeite. Junte a farinha de trigo, mexa com uma espátula e adicione o vinho branco. Mexa bem com um fouet por 1 minuto antes de juntar ¾ de copo de caldo de camarão ou agua quente.
4. Deixe ferver mexendo sempre por mais 2 minutos. Junte então a salsa bem picada, e mexa por mais 1 minuto. Se necessário, adicione mais ¼ copo de caldo de camarões. Volte o camarão para frigideira, dê uma mexida rápida só para esquenta-los, ajuste o sal e a pimenta,  e retire do fogo.
5. Fora do fogo, junte a manteiga e tempere com sal e pimenta. Sirva imediatamente com massa de sua escolha. Esse molho é muito rápido de fazer e você pode prepara-lo enquanto a massa cozinha.
(http://www.simplesmentedelicia.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário