30/04/2011

TORTA DE COOKIE DE CHOCOLATE

Sirva essa torta morna, com uma bola de sorvete de creme (aqui usei sorvete de baunilha) ou um chantilly levemente adoçado.
Ingredientes
300 gramas de farinha
½ colher de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de açúcar
160 gramas de manteiga sem sal gelada, picada
70 ml de água gelada


2 ovos
½ copo de farinha
½ copo de açúcar mascavo bem apertado no copo
½ copo de açúcar
½ colher de sobremesa de sal
¾ copo de manteiga sem sal a temperatura ambiente (150 gramas)
1 copo de chocolate meio-amargo picado pequeno (170 gramas)
1 copo de nozes picadas (120 gramas)
 

Modo de preparo

1. Ponha a farinha, o sal e o açúcar na vasilha do processador. Processe rápido. Junte a manteiga gelada e usando o botão de pulse, processe até a massa estar com farelos ainda grandes. Junte a água e processe, usando o botão de pulse, rápido até formar uma bola. Não tem problema se ainda houver pedaços de manteiga, contanto que sejam pequenos. Tome muito cuidado para não processar demais pois a maquina pode aquecer a manteiga e derretê-la. Faça um disco com a massa e leve a geladeira embrulhada em filme plastico por no mínimo 2 horas.
2. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Com um rolo, abra a massa em uma superfície polvilhada de farinha. Com cuidado, estenda a massa  numa forma redonda de 22-24 cms. Vai sobrar um pouco de massa que você pode congelar ou usar para tortinhas.
3. Na vasilha de uma batedeira, com o balão, bata em velocidade alta os ovos até formar uma espuma. Acrescente os açucares, a farinha e o sal. Diminua a velocidade e acrescente a manteiga aos poucos, deixando-a incorporar na massa antes de por mais.
4. Quando toda a manteiga tiver incorporada à massa, pare a batedeira e junte as nozes e o chocolate picado. Misture com uma espatula e derrame o creme na forma preparada com a massa crua. Use uma espátula ou colher para espalhar o creme na massa toda. Leve ao forno por 55-58 minutos. A torta tem que estar com a crosta bem dourada.
(Fonte: simplesmentedelicia)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário