14/04/2011

PUDIM DE PÃO DE BANANA CARAMELADA

 Não deixe de fazer o pudim repousar antes de assá-lo pois isso vai permitir ao pão ficar bem encharcado com o creme. E por favor, você vai me prometer que não vai deixar de usar a canela aqui: ela fica perfeita com a banana e dá um perfume especial ao prato. Sirva morno ou frio, com uma bola de sorvete ou com um chantilly bem pouco açucarado.  
ingredientes
500 gramas de pão tipo brioche
100 gramas de manteiga sem sal
½ copo de açúcar mascavo, bem apertado no copo
¼ copo de mel
 6 bananas maduras (eu usei banana-maçã mas banana prata fica ótima também)
6 ovos
2 copos de leite
4 colheres de sopa de manteiga derretida (ou 50 gramas)
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sobremesa de baunilha
2 colheres de sobremesa de canela em pó
 2/3 copo de nozes picadas grosseiramente
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
½ colher de sobremesa de canela em pó

Modo de preparo

1. Unte de manteiga um pirex grande de 35 cm x 22 cm e reserve. Numa panelinha, ponha a manteiga, o açúcar mascavo (1/2 copo) e o mel. Leve ao fogo médio até ferver e o açúcar derreter. Retire do fogo e despeje esse caramelo no pirex untado, mexendo para que o caramelo cubra toda a superfície do pirex.
2. Fatie as bananas na diagonal em pedaços de 1 cm de espessura. Ponha as bananas fatiadas por cima do caramelo, cobrindo todo ele. Reserve.
3.Corte os pães em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Cuidadosamente ponha as fatias lado a lado em cima das bananas. Faça 2 camadas de pão. Vai ficar bem rente a borda.
4. Numa vasilha, junte os ovos, o leite, a manteiga derretida, o açúcar, a baunilha, e a canela. Misture bem com um garfo ou um fouet. Agora bem delicadamente, entorne devagar por cima dos pães. O ideal é entornar um pouco e deixar absorver o creme antes de adicionar mais creme. Use todo o creme. Forre o pirex com papel alumínio e leve a geladeira por no mínimo 1 hora e até 12 horas.
5. Quando for assar o pudim de pão, pré-aqueça o forno a 180°C. Misture numa vasilha as nozes partidas, o açúcar mascavo e a canela. Salpique por cima de todo o pudim de pão e leve ao forno quando este estiver bem quente. É uma boa idéia por um tabuleiro de baixo do pirex pois algum caramelo é passível de espirrar! Asse por 45-55 minutos ou até umsa faca sair seca do pudim e  ele estar bem dourado. Deixe repousar uns 10-15 minutos antes de partir. Rendimento: 8 porções.
(http://www.simplesmentedelicia.com)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário