03/04/2011

Falando um pouco de massas
O termo massa é utilizado para designar de forma genérica produtos não fermentados, com diversos formatos, obtidos pela mistura de farinha de trigo com água e adição ou não de outras substâncias a essa mistura. Existem mais de 500 tipos de massas à disposição no mercado, mas essa enorme variedade pode ser classificada da seguinte forma:
Massas secas:
As massas secas possuem grande versatilidade e universalidade, ligadas à sua praticidade e não perecibilidade. Apresenta a maior diversidade de tipos e formatos.
Massas Frescas:
São elaboradas com semolina de trigo, a parte mais nobre do trigo, que deixa a massa muito mais leve e macia, e são produzidas através do processo de laminação. Em seguida passam por um processo de pasteurização ou de cozimento. A partir daí as massas são submetidas a um processo parcial de secagem para se retirar o excesso de água absorvida na fase anterior. Existem opções de massas frescas com e sem recheio.
Massas Pré-cozidas:
As massas pré-cozidas recebem esta denominação pois passam por um processo de cozimento no vapor ou em água fervente, de modo que grande parte do amido (cerca de 90%) se gelatiniza. A vantagem da massa pré-cozida é a rapidez de seu preparo, pois a mesma só precisa ser re-hidratada para ser consumida. Os formatos pré-cozidos mais comuns são a lasanha e as massas curtas.
Macarrão Instatâneo:
É um tipo de macarrão pré-cozido, que perde água no processo de fabricação através de fritura. Tem a vantagem de cozinhar rapidamente.
Macarrão Caseiro:
O Macarrão Caseiro é elaborado de forma artesanal através da qual a massa é laminada, apresentando maior porosidade e absorção do molho.
De acordo com a composição:
Macarrão Grano Duro:
O Macarrão Grano Duro é chamado assim porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum. Fica naturalmente al dente, ou seja, soltinho, porém consistente e ideal para mastigação.
Macarrão com Ovos:
O Macarrão com Ovos é elaborado com a adição de três ovos por quilo de farinha.
Macarrão de Sêmola:
O Macarrão de Sêmola é elaborado com farinha de trigo especial, resultando num produto mais claro e mais leve.
Macarrão Colorido:
O Macarrão Colorido é aquele no qual são acrescentados vegetais como beterraba, espinafre, cenoura, etc, na massa, tornando-a colorida.
Macarrão Integral:
O Macarrão Integral é elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição.
Macarrão Comum:
O Macarrão Comum é elaborado na forma mais elementar, ou seja, farinha de trigo e água, resultando num produto de preço mais acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário