03/04/2011

O jeito certo de cozinhar macarrão

Jogar o macarrão na água e está pronto? Não é bem assim... Até o macarrão – prato predileto dos que têm pouca intimidade com o fogão – exige alguns cuidados para que fique gostoso.
1. Use 1 litro de água para cada 100g de massa.
2. 10 gramas de sal é a medida para cada litro de água, mas coloque-o na água quando ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. O sal irá temperar a massa. Se você colocar sal na água fria, ela demora mais para ferver.
 3. Para a massa ficar al dente, espere a água ferver para acrescentar o macarrão. O truque para saber se está al dente é cortando um fio e observando se ainda  é possível ver um ponto branco no meio.
 4. Não é necessário colocar azeite ou óleo na água para que os fios não grudem. Para isso,  o importante é a quantidade de água e que você mexa a massa. Normalmente os fios grudam quando começam a cozinhar. Você precisa soltá-los.
5. Se o macarrão não couber inteiro na panela, não precisa quebrar. Deixe metade para fora que, quando a parte que estiver dentro a amolecer, ele irá escorregar. Ajude mexendo.
 6. Caso vá servir com o molho separado, dissolva um pouco de manteiga no macarrão, ou então use azeite. O mesmo serve para quando você quiser cozinhar o macarrão e guardar para esquentar depois.
7. Escolher sempre panelas grandes, com mais altura do que diâmetro, e fogão de chama forte.
 8. O espaguete é o macarrão mais versátil de todos. Com ele é possível servir do básico alho e óleo aos mais requintados e extravagantes molhos como, por exemplo, com frutos do mar, bacalhau, trufas e até caviar.
 9. Depois de pronto,  é preciso resfriar a massa, passando por água gelada.
10. Guarde refrigerado e na hora de servir com seu molho de preferência, passe rapidamente por água fervente e coloque na panela do molho para apurar um pouco.
(Fonte: diversos sites - sugestões de chefs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário