17/04/2011

MOUSSE DE CHOCOLATE


    Use um bom chocolate meio-amargo! Eu tenho tido ótimos resultados com o chocolate Cacau 55% da Garoto. Mas qualquer outro chocolate meio-amargo com um bom teor de cacau (a partir de 44%) vai servir aqui.  E se você se animar tanto quanto eu, deixe essa mousse no freezer por 1 ou 2 horas e você vai ter o melhor sorvete de chocolate da sua vida. 
     
    Ingredientes
    400 gramas de chocolate meio-amargo - Cacau 55% da Garoto
    2 colheres de sopa de café
    120 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente
    8 ovos
    2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

    Modo de preparo

    1. Pique o chocolate e ponha numa vasilha média junto com o café. Leve a vasilha ao banho-maria, sem deixar o fundo da vasilha tocar na água fervente, e derreta o chocolate mexendo de vez em quando com uma espátula. O chocolate não precisa estar todo derretido: quando ele ficar cremoso mas com alguns pedaços, retire do fogo e misture devagar até o creme estar liso e brilhante.
    2. Junte a manteiga picada e a temperatura ambiente e continue misturando até a manteiga estar toda incorporada ao chocolate.
    3. Separe as gemas das claras. Adicione um pouco do chocolate derretido as gemas e misture (isso serve para as gemas não “cozinharem” no chocolate quente). Adicione o restante das gemas e misture delicadamente até o creme estar uniforme. Reserve.
    4. Ponha as claras na vasilha da batedeira (verifique que ela está bem limpa e seca); Ligue a batedeira em velocidade media/alta. Bata até as claras começarem a ficar firmes. Adicione então as 2 colheres de açúcar e bata até o suspiro estar bem firme porem cuidado para não bater demais e o suspiro secar.
    5. Quando o suspiro estiver pronto, pare a batedeira e usando uma espátula grande, adicione o chocolate às claras em neve. Faça isso usando movimentos de baixo para cima, o mais rápido possível para não perder volume, porem com muita delicadeza. Entorne numa vasilha, cubra com filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 6 horas antes de servir.
    (simplesmentedelicia)


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário