16/04/2011

LOMBO DE PORCO ASSADO COM ERVAS FRESCAS

 
 

 Ingredientes

1 pedaço de lombo de porco com uma capa de gordura, de aproximadamente 1,5 kg
6 dentes de alho, fatiados
¼ copo de azeite + 3 colheres de sopa
1 colher de sopa de sal
Pimenta do reino
3 ramos de alecrim fresco
10 folhas de salvia fresca
3 ramos de funcho fresco
3 colheres de manteiga sem sal.
 

Modo de preparo

1. Numa vasilha pequena, tire as folhas de 1 ramo de alecrim e pique-as bem. Pique também a metade da salvia e a metade do funcho. Junte as ervas picadas com o ¼ copo de azeite e reserve.
2. Com a ponte de uma faca, faça furos no lombo de porco todo e insira as fatias de alho. Tempere o porco com o sal esfregando bem em toda superfície. Em seguida, passe o azeite com as ervas pelo lombo todo. Ponha numa vasilha, cubra com filme plástico e deixe marinar por pelo menos 4 horas na geladeira, ou melhor ainda, de um dia para o outro.
3. Retire o lombo de porco da geladeira 15 minutos antes. Com a parte não cortante da faca, tire o excesso de ervas de cima do lombo e reserve o resto da marinada toda.  Pré-aqueça o forno a 190º C.
4. Numa frigideira grande ou panela, esquente as 3 colheres de azeite. Quando o azeite estiver bem quente, doure todos os lados do lombo. Esse processo vai demorar uns 20 minutos mas é essencial para o resultado final. O lombo tem que estar bem dourado de todos os lados. Quando estiver pronto, retire o lombo do fogo.
5. Numa travessa que vá ao forno, disponha 1 ramo de alecrim e 1 ramo de funcho no fundo. Ponha o lombo de porco por cima das ervas.  Ponha a marinada reservada e o resto das ervas frescas em cima do lombo com os pedaços de manteiga. Leve ao forno por 1 hora a 01h15min hr dependendo do tamanho do lombo. Deixe o lombo descansar por 15 minutos antes de partir.
(Fonte: http://www.simplesmentedelicia.com)



    Ramo de Funcho

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário