16/04/2011

GELEIA DE MORANGO

    Para conservar as frutas é preciso açúcar, e não adianta tentar diminuir a quantidade muito pois senão não haverá geleificaçao (essa palavra existe?). A quantidade mínima numa geléia é 50% de açúcar (já vi receitas com 45% mas isso é brincar com o perigo!!).  A maceração dos morangos na calda de açúcar permite ao açúcar impregnar melhor as frutas mantendo a sua forma. Esse tipo de cozimento em 2 etapas faz um produto final com mais textura.  Se você gosta da sua geléia mais gelificada, é só aumentar o tempo de cozimento: a geléia ficará mais doce, a textura das frutas menos bonita e a cor mais caramelizada.  E lembre que o único segredo da geléia é a fruta: use frutas frescas, bem maduras e perfumadas.  

    Ingredientes

    1 quilo de morangos bem maduros
    1 quilo de açúcar
    1 limão
    4 potes de vidro, de 250 ml 
     

    Modo de preparo
    1.Lave os morangos e corte os cabinhos. Pique os morangos em pedaços pequenos. Numa panela grande, ponha os morangos picados e o açúcar. Mexa bem, leve ao fogo médio e cozinhe ate o açúcar dissolver e o liquido estar claro. Apague o fogo, acrescente o suco do limão, tampe a panela e deixe os morangos repousarem na calda 24 horas.
    2.No dia seguinte, esterilize os potes de vidro. Eu prefiro por os potes e suas tampas em forno pré-aquecido a 110C graus por 5 minutos, mas você pode também escaldar os potes e as tampas em água fervente por 8-10 mns. Retire os potes da água com uma pinça de cozinha e prepare-os num tabuleiro.
    3.Numa frigideira media, ponha uma ou duas conchas dos morangos com a calda. Leve a fogo médio e deixe ferver, misturando com uma colher de pau. Apos uns 5 ou 6 mns a calda vai começar a engrossar e caramelizar ligeiramente. Retire então do fogo e encha imediatamente os potes. Encha cada pote até a borda, tampe e vire o pote de cabeça para baixo. Isso tem que ser feito com os potes ainda quentes.  Deixe os potes esfriarem de cabeça para baixo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário