17/04/2011

GELÉIA DE LARANJA E LIMÕES GALEGO


 
 Para aproximadamente 2 quilos de geléia

Ingredientes

1,5 kg laranjas orgânicas
450 gramas limões orgânicos (ou limões galegos)
1 kg açúcar cristal
300 gramas água
15 gramas pectina
50 gramas de açúcar
6 cardamomos inteiros
 

Modo de preparo

1. Lave as laranjas e os limões e seque-os bem. Com uma mandoline ou uma faca bem afiada, corte as frutas em fatias bem finas e reserve tudo, inclusive o suco que for pingando, numa vasilha grande.
2. Numa panela, ferva o açúcar cristal com a água até o açúcar dissolver totalmente. Entorne esse xarope fervendo nas laranjas e limões fatiados. Mexa delicadamente com uma colher de pau para envolver bem as frutas com o xarope e deixe repousar por no mínimo 12 horas, coberto com um pano.
3. Após as 12 horas (no minimo), ponha uma parte das laranjas e limões e qualquer  suco que tiver acumulado na vasilha, no copo do processador. Triture rapidamente usando o botão do pulse. Retire do copo do processador e ponha numa panela grande. Repita a operaçao até triturar todas as laranjas e limoes. É importante fazer isso em varias etapas para termos o controle sobre o tamanho dos pedaços.  Muito cuidado para não processar demais: queremos manter pedaços de frutas.  Quando estiver tudo picado, leve a panela ao fogo medio e ferva. Quando estiver fervendo, junte a pectina, o açúcar e os cardamomos.  Cozinhe a geléia até ela reduzir em 1/3 ou até ficar da consistência de sua preferência.
4. Esterilize 8 vidros aproximadamente (o numero exato vai depender do tamanho de cada um) passando-os no forno a 100º C por 5 minutos. Ponha a geléia ainda quente nos vidros quentes, tampe e imediatamente vire os vidros de cabeça para baixo. Deixe esfriar totalmente assim. Etiquete sempre com a data.

Cardamomo – Faz parte da família do gengibre, nativo das florestas tropicais. Com sabor picante e levemente azedo é utilizado em curries indianos, cozidos, picles, bolos, pratos com frutas.

Descrição - espessante em pó para fazer geléias e compotas. Bastam 10 gramas para dar ponto de geléia a qualquer polpa ou suco de fruta. O seting completo é de 5 horas. Facilidades - basta levantar fervura e a geléia já está pronta, não é necessário ficar mais tempo no fogo para dar ponto. Com isso se obtem uma geléia com muito menos calorias, pois o teor de água mantido reduz em até 55% o valor calórico da mesma. Uso - em geléias e compotas com ou sem açúcar. Finalidade - reduzir o valor calórico da geléia até o limite máximo, com isso temos apenas o valor da própria fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário