25/04/2011

GELÉIA DE FIGOS E BAUNILHA



Ingredientes
1,5 kg de figos maduros
900 gramas de açúcar cristal
1 limão (suco)
2 favas de baunilha (opcional)

 

Modo de preparo

1.       Lave os figos e seque-os com cuidado. Corte os cabos e fatie-os. Não corte as fatias muito finas pois eles acabam se desmanchando demais durante o cozimento. Ponha os figos fatiados numa panela grande com o açúcar e o suco do limão. Parta as favas de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes com a ponta de uma faca. Junte as favas partidas e as sementes aos figos.
2.        Leve ao fogo médio e deixe ferver. Assim que ferver, mexa com uma colher de pau somente até o açúcar dissolver. Assim que o açúcar dissolver, apague o forno, e cubra os figos com um pedaço de papel-manteiga ou um pano de cozinha. Reserve em temperatura ambiente por 24 horas.
3.       Esterilize 4 ou 5 vidros (de 350 ml) e suas tampas levando ao forno pré-aquecido a 100 graus por 10 minutos ou mergulhando-os em água fervente por 5 minutos.
4.       Leve a panela com os figos ao fogo médio/alto. Ferva os figos até começarem a engrossar. Se você tiver um termômetro de cozinha, os figos têm que atingir 105ºC. Se não tiver um termômetro, não tem problema. Leve um prato ao freezer e teste a geléia de vez em quando pondo um colherzinha da geléia no prato gelado: ela não pode escorrer no prato. Se isso acontecer, cozinhe mais um pouco.
5.       Eu evito especificar o tempo exato de cozimento da geléia já que frutas são imprevisíveis. Já fiz essa receita em 10/15 minutos com já  fiz em 20/25 minutos.
6.       Quando a geléia estiver pronta, desligue o fogo, e retire as favas. Ponha as favas num pratinho. Usando um funil (se você tiver um), vá entornando a geléia quente nos vidros esterilizados. Quando houver enchido todos os potes (ponha geleia até a borda), corte as favas e divida-as entre os potes. Tampe os potes com suas respectivas tampas apertando bem, e imediatamente vire os potes de cabeça para baixo. Isso ajuda na vedação. Deixe os potes esfriarem assim. Etiquete-os e guarde em um local fresco.  Depois que abrir o pote de geleia, guarde na geladeira. Se os potes tiverem sido esterilizados direito, a geléia guarda por pelo menos 6 meses.
 (Fonte: http://www.simplesmentedelicia.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário