30/04/2011

CARNE DE SOL COM JERIMUM E MACAXEIRA

Ingredientes
800g de carne de sol
400g de macaxeira (mandioca)
400g de jerimum (abóbara-moranga)
1/2 xícara chá de manteiga de garrafa
coentro picado a gosto

Modo de preparo
Deixe, de véspera, a carne de molho em água para tirar o sal. Troque a água algumas vezes. No dia seguinte, cozinhe a carne até ficar macia. Desfie e reserve. Corte o jerimum em pedaços (5x5cm) e cozinhe em água com pouco sal, até ficar macio. Escorra e reserve. Retire a casca da macaxeira, corte em pedaços e cozinhe em água com sal até ficar macia. Escorra e reserve. No momento de servir, esquente a manteiga de garrafa em  uma panela, despeje a carne de sol, a macaxeira e o jerimum. Mexa tomando cuidado para não misturar os ingredientes. Se desejar, coloque mais manteiga. Arrume tudo em uma travessa e salpique um pouco de coentro.
Rendimento: 4 porções.

CARNE DE SOL
Embora leve o nome “de sol”, a carne não é exposta ao sol. Isso acontecia antigamente. Com o passar dos tempos, o processo foi mudando.
Os cortes do traseiro do boi são salgados e deixados para secar por 2 ou 3 horas em um lugar coberto, de preferência com vento. A baixa umidade do ar é indispensável para a obtenção de um bom produto – eis uma das razões por que o sertão nordestino é o ambiente ideal para secar a carne, a  outra é o know-how dos sertanejos. O que importa é ter o macete da quantidade de sal e do tempo de secagem, pois a maior parte da carne vem do sul do país. O processo de secagem da carne-seca (também chamada de charque ou jabá) inclui uma etapa em que as mantas de carne são estendidas ao sol. Graças à extrema desidratação, ela pode durar até 4 meses em temperatura ambiente, contra os 4 dias da carne-de-sol. Na cozinha, a carne-seca precisa ficar de molho para dessalgar e reidratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário