28/04/2011

BOLO FUDGE DE CHOCOLATES E NOZES

     Você vai ter que  esperar pelo menos uma hora antes de partir o doce depois que cobrir com a calda.  Esse é o tempo que a calda precisa para secar e poder ser partida sem problemas. E se você agüentar esperar mais um pouquinho, você vai ver que esse bolo fica ainda mais gostoso depois de algumas horas…
     

    Ingredientes

    2 copos de farinha de trigo (280 gramas)
    1 colher de chá de fermento em pó
    ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
    ¼ colher de sobremesa de sal
    200 gramas de manteiga sem sal (e mais um pouco para untar o tabuleiro)
    1 copo de água fervente (250 ml)
    115 gramas de chocolate meio-amargo (eu prefiro o Lacta com 41% cacau)
    2 copos de açúcar (400 gramas)
    ½ copo de iogurte natural
    2 ovos
    1 colher de sopa de baunilha
     
    Cobertura
    80 gramas de chocolate meio-amargo (eu prefiro o Lacta com 41 % cacau)
    100 gramas de manteiga sem sal
    1/3 copo de iogurte natural
    1 colher de chá de baunilha
    1 pitada de sal
    3 copos de açúcar de confeiteiro (Glaçucar) peneirado
    1 ½ copo de nozes picadas (150 gramas)

    Modo de preparo

    1. Forre o fundo de um tabuleiro pequeno de 33 x 24 cm com um pedaço de papel manteiga. Unte-o todo com manteiga derretida. Reserve. Pré-aqueça o forno a 200C graus.
    2. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento o bicarbonato e o sal. Reserve.
    3. Numa panela pequena, ponha a manteiga, o chocolate e a água fervente. Leve ao fogo médio e misture com uma colher de pau somente ate o chocolate derreter e o creme estar liso e homogêneo. Desligue o fogo e acrescente imediatamente o açúcar. Quando o açúcar estiver incorporado, adicione os ovos, o iogurte e a baunilha.
    4. Ponha o creme todo na vasilha da batedeira e, em velocidade media, acrescente os secos (farinha, bicarbonato, fermento e sal) batendo por 1 minuto. Derrame imediatamente no tabuleiro preparado e leve ao forno por 20 a 25 minutos, ou até um palito sair seco do centro do bolo e a massa de soltar das laterais do tabuleiro.
    5. Quando faltar 3 minutos para o bolo ficar pronto, comece a preparar a cobertura. Ela tem que ser despejada quente assim que o bolo sair do forno.
    6. Para a cobertura: numa panela media, ponha o chocolate, a manteiga, e o iogurte. Leve ao fogo médio somente até derreter o chocolate e a manteiga. Retire do fogo e acrescente a baunilha, o sal e os 3 copos de açúcar de confeiteiro. Misture bem, junte as nozes picadas e imediatamente derrame com cuidado no bolo quente. Espalhe com uma espátula sobre toda superfície do bolo. Deixe secar por no mínimo 1 hora.
    7. Para retirar do tabuleiro, passe uma faca na borda toda para desgrudar qualquer pedaço de massa que tenha ficado mais agarrado no tabuleiro. ponha uma tabua em cima do tabuleiro e vire ao avesso com muito cuidado. Levante o tabuleiro com cuidado. Retire o papel manteiga e ponha outro prato ou tabua em cima do fudge, e de novo, vire ao avesso para voltar o doce de cabeça pra cima!
    (Fonte:simplesmentedelicia)

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário