28/04/2011

BOLO DE LIMÃO COM LIMONCELLO


Se você não quiser usar o Limoncello, e sugiro que você o substitua o licor por suco de limão. De preferência  usar o limão siciliano aqui, mas se você não encontrar, use o nosso limão Tahiti mesmo.
 
 

 

Ingredientes

2 2/3 copos de farinha de trigo (370 gramas)
½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
¼ colher de sobremesa de sal
200 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 ¾ copos de açúcar (350 gramas)
1 colher de sopa de casa de limão ralada
4 ovos
1 copo + 1 colher de sopa de iogurte natural
3 colheres Ed sopa de leite
3 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de Limoncello*
 
¾ a 1 copo de açúcar de confeiteiro
3 colheres de sopa de Limoncello*
2 colheres de sopa de suco de limão
 

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de tubo com manteiga e polvilhe-a bem de farinha. Reserve.
2. Numa vasilha, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve. Em outra vasilha misture o iogurte e o leite. Reserve.
3. Na vasilha da batedeira, ponha o açúcar e a manteiga. Bata em velocidade media até formar um creme leve e fofo, uns 5 minutos. Use uma espátula para limpar as laterais da vasilha durante esse processo. Adicione os ovos, um por um, batendo pelo menos 1 minuto entre cada ovo.
4. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha alternando com o iogurte, em 3 vezes. Use uma espátula para limpar as laterais e incorporar toda a farinha a massa. Assim que toda a farinha e o iogurte estiverem bem incorporados, adicione 3 colheres de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa de Limoncello. Misture até incorporar, no maximo 30 segundos, e pare a batedeira. Imediatamente entorne o creme na forma preparada e leve ao forno quente. O bolo deve assar 01h15min  aproximadamente. A faca deve sair limpa e seca do centro do bolo.
5. Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar totalmente dentro da forma.
6. Numa pequena vasilha, misture ¾ de copo de açúcar de confeiteiro com as 2 colheres de sopa de suco de limão e as 3 colheres de sopa de Limoncello. Se quiser uma calda mais grossa, adicione mais açúcar. Vire o bolo em cima de uma grelha ou no prato onde for servi-lo, e devagar, derrame a calda por toda superfície. Deixe a calda secar por uns 15 minutos antes de servir.
(Fonte: simplesmentedelicia)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário