12/04/2011

BOLO DE BANANA E CHOCOLATE

A banana é uma das poucas frutas cujo paladar maduro e adocicado casa bem, a meu ver, com o chocolate. Use frutas bem maduras, e por mais tentador que seja, não deixe de usar a canela na mistura de chocolate e castanhas pois ela confere uma dimensão deliciosa ao crocante desse bolo.
 
 
Ingredientes
1 ¼ copo de chocolate meio-amargo picado (230 gramas)
½ copo de açúcar mascavo (bem apertado no copo)
½ copo de castanhas do Pará, picadas grosso *
1 colher de sopa de canela em pó
3 copos de farinha de trigo
1 ½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 ½ colher de sobremesa de fermento em pó
½ colher de sobremesa de sal
1 ½ copo de açúcar

200 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 ovos, temperatura ambiente
5 bananas bem maduras ou 2 copos e meio de bananas amassadas
* as castanhas podem ser substituidas por nozes



    Modo de preparo
    1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma forma de 24 cms de laterais removíveis com papel manteiga, unte com manteiga e polvilhe de farinha. Esse bolo também pode ser feito num pirex (untado e polvilhado) mas não será possível desenformá-lo.
    2. Numa pequena vasilha, misture o chocolate picado, as castanhas do Pará picadas, o açúcar mascavo e a canela. Reserve.
    3. Numa outra vasilha, misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
    4. Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e o açúcar e bata em velocidade media/alta até formar um creme claro e bem fofo. Adicione os ovos um por um, deixando incorporar na massa entre cada ovo. Quando acabar de juntar os ovos, junte toda a banana amassada com um garfo. Bata somente até a massa estar homogênea. Junte agora metade da mistura de farinha em velocidade baixa. Pare a batedeira, raspe as laterais com uma espátula, e adicione a outra metade de farinha. Bata mais um pouco só ate não haver mais traças da farinha. Pare a batedeira.
    5. Ponha metade da massa na forma pronta. Por cima dessa massa, ponha metade (eu usei um pouco menos da metade) da mistura de chocolate e castanhas, espalhando sobre toda superfície. Cubra como restante da massa, espalhando com uma espátula pra cobrir toda a forma. Agora use o resto da mistura de chocolate e castanha e cubra todo o bolo. Aperte levemente com a palma da mão para afundar um pouco  as castanhas e o chocolate na massa.
    6. Leve ao forno pré-aquecido por 55-60 minutos (no meu forno ficou 70 mns).  Retire do forno e deixe esfriar antes de partir, para as castanhas e o chocolate acabarem de se assentar dentro da massa.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário