27/04/2011

BOLO DE BANANA COM CALDA MOCHA E CASTANHAS CARAMELADAS

Mas esse bolo, do ultimo livro do excelente David Lebovitz, tem um pouco de tudo que eu gosto. Sabores bem distintos, uma deliciosa massa perfumada e fofa, textura perfeita e pra completar um monte de crocante por cima!E não se impressione com o tamanho da receita: esse bolo é fácil de fazer. Se você não quiser fazer as castanhas carameladas, compre os amendoins “honey-roasted” prontos no supermercado e salpique no bolo.

Ingredientes

2 ½ copos de farinha (300 gramas)
1 ½ colher de sobremesa de fermento em pó
¾ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
½ colher de sobremesa de sal
1 copo de manteiga (225 gramas), sem sal, temperatura ambiente
1 ½ copo de açúcar (300 gramas)
1 colher de sobremesa de baunilha
1 colher de sopa de pó de café solúvel (granulado, tipo Nescafé)
2 ovos grandes, temperatura ambiente
90 ml de iogurte natural ou creme de leite azedo (por 1 colher de suco de limão no copo de creme de leite fresco e deixar talhar)
500 ml de purê de banana (6 bananas +/-, bem amassadas)
1 ¼ copo de nozes (125 gramas)
 

Castanhas carameladas
1 copo de castanhas do Pará, ou amendoins sem sal ou amêndoas (150 gramas)
½ copo de açúcar (100 gramas)
45 ml de água (3 colheres de sopa)
½ colher de sobremesa de flor de sal
1/8 colher de sobremesa de canela em pó
 
Calda de chocolate
280 gramas de chocolate meio-amargo picado
½ copo de café forte (125 ml)
140 gramas (10 colheres de sopa) de manteiga sem ou com sal, a temperatura ambiente
 

Modo de preparo

1. Toste as nozes por 8/10 minutos até estarem levemente perfumadas. Retire do forno, espere esfriar um pouco e pique grosseiramente. Pre-aqueça o forno a 170°C. Unte de manteiga 2 formas de 22 cm e forre o fundo com papel manteiga. Reserve.
2. Numa vasilha, misture a farinha, 1 ½ colher de sobremesa de canela, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
3. Na vasilha da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até a massa estar leve e fofa, uns 3 a 5 minutos. Adicione a baunilha, o café solúvel, e os ovos, um de cada vez, deixando cada um incorporar bem na massa antes de adicionar o outro. Adicione então a metade da farinha seguida do iogurte (ou creme azedo) e da banana. Junte o resto da farinha e bata até incorporar. Pare a batedeira e acrescente aas nozes picadas a mão.
4. Divida a massa entre as 2 formas e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até um palito sair seco do centro do bolo.  Retire do forno e deixe esfriar completamente.
5. Prepare uma superfície para fazer as castanhas esfriarem: uma bancada de mármore ou um tabuleiro. enquanto isso prepare as castanhas caramelizadas. Numa frigideira media, ponha as castanhas (ou amendoins, ou amêndoas) a água e o açúcar. Leve ao fogo médio e comece a misturar quando o açúcar derreter na água. Continue misturando: vai se formar uma “areia” de açúcar em volta das castanhas. Continue misturando sem parar. Essa “areia” vai então começar a derreter e caramelizar: não pare de misturar pois o caramelo queima muito rápido! Deixe o caramelo envolver bem as castanhas.  Quando as castanhas estiverem brilhosas de caramelo, polvilhe a flor de sal e a 1/8 colher de sobremesa de canela, misture bem e retire do fogo. Derrame tudo no mármore, espalhando bem com a colher de pau. Deixe esfriar e separe as castanhas, ou pique com uma faca.
6. Para a calda: ponha o chocolate picado e o café numa pequena vasilha. Derreta em banho-maria sem deixar o fundo da vasilha tocar na água. Assim que derreter, retire do fogo e acrescente a manteiga, em pedaços, misturando até formar uma calda lisa e brilhosa.
7. Para montar o bolo, ponha um dos bolos num prato, e cubra com um pouco da calda de chocolate. Espalhe com uma faca e ponha o outro bolo por cima. A calda é bem liquida então vai derramar um pouco para os lados. Com uma espátula ou faca sem serra, derrame a calda no bolo aos poucos, espalhando pelas laterais. Ponha as castanhas em cima do bolo .Esse bolo fica melhor servido a temperatura ambiente.

     
    (Fonte: simplesmentedelicia)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário