31/07/2011

SEM MEDO DE FRITURAS

Quem não ama frituras? Batata-frita, pastel, salgadinhos e afins, todos são uma delícia. Pena que sejam considerados tão nocivos á saúde. Mas, e se existisse um jeito de tornar as frituras mais saudáveis? Pois saiba que ele existe. Aprenda a transformar esses vilões em aliados de uma dieta saudável.
Em primeiro lugar você deve escolher
óleos saudáveis recomendados por especialistas como os de canola, linhaça, coco e castanha-do-pará, conforme ensina a nutricionista Cláudia Campos, de Porto Velho (RO). “Usando óleos saudáveis você garante que o seu alimento tenha menos gordura e calorias”, diz. Além disso, nunca reaproveite o óleo, pois, segundo Cláudia, a repetição da fritura ocasiona a formação da temida gordura trans, responsável pelo aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL).
O segundo passo, de acordo com a nutricionista, é se certificar de que o óleo esteja quente, mas não fervendo. “A temperatura do óleo
não deve exceder os 190°C”, ela explica. “Assim ele não irá penetrar muito fundo no alimento”, diz. Um jeito de saber se o óleo já atingiu essa temperatura é nunca deixar que ele solte fumaça. “Aquecer demais também faz com que o óleo perca as suas propriedades benéficas, como o ômega-3 e ômega-6”, explica.
Outro passo importante (inclusive para a boa gastronomia) é
não encher a frigideira com o produto a ser frito. “Quanto mais cheia a frigideira, mais a temperatura do óleo baixa e ele tende a penetrar demais nos alimentos”, diz. É o famoso efeito “encharcar” que toda boa cozinheira conhece. Por último, quando retirar as frituras da panela, coloque-as sobre papel absorvente para que o óleo seja drenado.
“Fazendo isso, é como se você tivesse usado apenas uma colher de sopa de óleo para fritar”, ensina a nutricionista. Segundo ela, se você seguir os procedimentos adequados, não é mais do que isso que sobra na comida depois da fritura. “Fritar não faz mal, o que faz mal é fritar da forma incorreta”.
(http://alimentarium.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário