07/07/2011

OS BENEFÍCIOS DO AZEITE DE OLIVA


image
O Azeite de Oliva é a base da dieta mediterrana, dieta esta, considerada uma das mais saudáveis do planeta, com seus frutos do mar, azeite, grãos, frutas, massas e verduras. Tudo muito equilibrado e benéfico. Alias, ao contrario do que muita gente pensa, os italianos não são gordinhos. Em sua maioria são pessoas saudáveis sem excesso de peso (ao contrario dos americanos). Os motivos para você usar o Azeite de Oliva são inúmeros, e estes são alguns deles:
  • sua alta quantidade de gordura monoinsaturada reduz o LDL (mau colesterol) e, ao contrário do que ocorre com a gordura saturada de origem animal, não é transformada em colesterol.
  • é rico em polifenóis (substâncias químicas vegetais que são potentes anti-oxidantes). Ao prevenir as oxidações biológicas, os polifenóis reduzem a formação de radicais livres. Estes, através do dano celular que produzem, são os grandes vilões do envelhecimento e das doenças crônico-degenerativas, como o câncer.
  • segundo o estudo publicado no periódico Diabetes Cares, da Associação Americana de Diabete, as pessoas que têm o hábito de consumir o óleo da oliva têm reduzidos os depósitos de gordura do abdômen. A pesquisa provou que o azeite impede o acúmulo de gordura na linha da cintura.
  • Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos;
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;
  • Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos;
  • Acelera as funções metabólicas;
  • Produz efeito protetor e tônico da epiderme;
  • Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.
Segundo o site http://www.portalbrasil.net/medicina_azeitedeoliva.htm:
“O azeite de oliva é o mais adequado para ser consumido tanto ao natural como em fritura. Em virtude de sua composição, o azeite de oliva mantém suas propriedades, mesmo nas temperaturas mais elevadas. Uma fritura feita em azeite de oliva, na temperatura adequada, protege o alimento mantendo suas propriedades e incorporando seus elementos positivos.  
A oliveira e o azeite de seu fruto têm sido parte da cultura mediterrânea desde suas origens. Além de ser utilizado na alimentação, servia como remédio e produto de beleza, entre outros. Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então, criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade. Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.  
O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A oliveira é uma árvore capaz de regenerar e autoproteger. 
Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: funciona como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção; melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.”
Use o azeite de oliva sem exageros em sua culinaria do dia a dia. So traz beneficios à sua saude. Mas lembre-se, como tudo na vida, é preciso moderação.
(http://milsabores.cyncardoso.net/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário