07/07/2011

MASSA PODRE

A massa podre é uma massa saborosa e crocante que requer mãos frias e delicadas, pois o sucesso desta maravilha está no processo de manipulação. Cai muito bem em tortas, tortilhas e empadas (sejam elas doces ou salgadas), resultando em uma massa leve e que desmancha na boca. Para se ter uma idéia de como esta massa é importante para os confeiteiros, é dela que deriva a famosa e temida massa folhada, bem como a massa Choux – uma massa mais úmida e leve, que vai estufando durante o assado, formando uma concha crocante por fora e oca por dentro. Ao contrário do que se pensa, não é difícil de fazer a massa podre não! Uma vez pronta, é só rechear com sua criatividade e mandar pro forno. O resto são elogios certeiros.

massa02

Antes de tudo, duas coisas são importantes aqui: tempo de manipulação e tempo de resfriamento. Tendo isso em pauta, o resto é tranqüilo.

Ingredientes
Para 1kg de massa:
2 tabletes de 200g de manteiga sem sal, cortadas em pedaços
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar
1 gema
2 ½ doses de leite integral à temperatura ambiente
½ kg de farinha de trigo, mais uma quantidade extra pra polvilhar

Modo de fazer 
Como dito anteriormente, a manipulação é importantíssima. De agora até o findar do processo, você deverá fazer em, no máximo, 5 minutos. Se eu consigo, você consegue! Não tenha medo. Coloque a manteiga picada numa tigela e bata até ficar macia e homogênea. Junte o sal e a gema e misture mais um pouco. Em outra tigela, misture o açúcar e o leite e despeje, gradativamente, na tigela da manteiga, sempre mexendo.Peneire gradativamente a farinha sobre esta mistura. Amasse tudo gentilmente com as mãos. Sobre uma superfície polvilhada, sove a massa até ficar macia e úmida. Molde a massa em formato de bola, embrulhe em filme plástico e deixe descansar em geladeira por, no mínimo, 2 horas. A massa pode ficar até 02 dias na geladeira ou mesmo congelá-la, mas atenção: uma vez congelada, você deve descongelá-la na própria geladeira e não sove novamente. Do contrário, perderá suas propriedades de desmanche na boca.

massa01

Estendendo a massa
Polvilhe a massa com farinha e estenda a mesma em uma mesa enfarinhada, numa espessura de 3 à 5 mm, com um rolo ou mesmo uma garrafa limpa. Se a massa grudar na mesa, deslize uma espátula por baixo da massa, cuidadosamente. Se a massa rachar durante o processo, basta remendá-la. Retire o excesso de farinha da massa com um pincel seco. Agora basta cortá-la no formato desejado e voilà. Está pronta sua massinha podre para fazer aquela empada de camaraão ou frango.
(http://fogaodobocao.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário