06/05/2011

TRUFAS DE CHOCOLATE AO LEITE E MARACUJA

 O chocolate ao leite aqui combina perfeitamente com a acidez do maracujá e o seu perfume intenso. E use também frutas frescas, afinal maracujás são um dos nossos trunfos aqui no Brasil!
    Guarde essas trufas na geladeira e retire-as uns 20 a 30 minutos antes de servir para o chocolate chegar perto da temperatura ambiente e mostrar toda a sua força! Quando for manipular o chocolate para ser derretido, não se esqueça de ter todas as superfícies bem secas pois umidade é o inimigo numero 1 do chocolate.
     
    Faz umas 30 trufas

    Ingredientes

    400 gramas de chocolate ao leite ( LACTA)
    250 ml de polpa de maracujá, fresca (2 ou 3 maracujás)
    3 colheres de sopa de açúcar
    80 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente
    1 copo de cacau em pó

     

    Modo de preparo

    1.  Pique o chocolate em pedaços bem pequenos.  Ponha numa vasilha (limpa e bem seca) que encaixe em cima de uma panela para derreter o chocolate em banho-maria.  Em fogo médio/baixo, derreta o chocolate mexendo com uma espátula regularmente.   
    2. Enquanto isso retire a polpa dos maracujás. Ponha tudo num liquidificador e pulse algumas vezes para soltar a polpa das sementes.  Passe por uma peneira e descarte as sementes. Queremos 200 ml de polpa. Se tiver mais, use para outra coisa. Ponha os 200 ml de polpa numa panelinha com o açúcar e leve a fogo baixo. Deixe ferver e cozinhe por alguns minutos até a polpa começar a engrossar um pouco. Desligue o fogo e entorne no chocolate derretido, fora do banho-maria. Mexa delicadamente com uma espátula até o creme estar homogêneo.
    3. Deixe o creme esfriara um pouco: o chocolate tem que estar a menos de 40°C para incorporar a manteiga. Quando o chocolate estiver morno, ponha a manteiga à temperatura ambiente, aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar toda ela. Assim que a manteiga estiver toda incorporada ao chocolate, entorne numa vasilha rasa. deixe resfriar totalmente antes de cobrir com um filme plástico e levar a geladeira.
    4. Quando o chocolate estiver bem firme (leva umas 4 horas pelo menos), tire a vasilha da geladeira. Ponha o cacau num prato e pegue 2 colheres de sobremesa. Usando as colheres, faça bolinhas com a massa de chocolate e ponha no cacau. Enrole rápido e retire do cacau usando uma colher vazada ou uma peneirinha. Esse processo tem que ser feito bem rápido pois o chocolate derrete facilmente nas mãos. Depois que enrolar todas as trufas, guarde na geladeira e retire uns 20 minutos antes de servir.
    (simplesmentedelicia)
     

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário