26/05/2011

BATATAS ASSADAS COM ALHO E AZEITE

 
Ingredientes
  • 1,5 quilos de batatas médias, de preferência todas do mesmo tamanho
  • 16 dentes de alho
  • 2/3 de copo de azeite extra-virgem
  • 3 colheres de sobremesa de sal
  • 6 colheres de sopa de maisena
  • 2 colheres de sobremesa de pimenta do reino
  • ½ colher de sobremesa de pimenta caiena
Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa panelinha, ponha o azeite e os dentes de alho picadinhos. Eu retiro sempre o germe do alho quando a quantidade é muito grande como essa. Esquente o azeite com o alho mas tome cuidado para não deixar ferver. Reserve enquanto corta as batatas.
2. Lave e seque as batatas. Não retire as cascas! Corte as batatas em 2, e depois cada metade em 2 ou 3 partes iguais, dependendo do tamanho da cada batata. O importante é cortar as batatas do mesmo tamanho para elas assarem por igual. Entorne o azeite nas batatas e misture bem. Eu faço isso com as mãos pois acho que as batatas ficam mais bem envoltas no alho e no azeite. Agora com cuidado, entorne um pouco a vasilha e retire 2 colheres do azeite. Use esse azeite para untar os tabuleiros (eu usei 2 tabuleiros).
3. Numa outra  vasilha, misture a maisena, o sal, a pimenta do reino e a pimenta caiena. Misture bem. Polvilhe essa misture sobre as batatas, e de novo, misture com as mãos para elas estarem todas uniformemente perfumadas com as pimentas e a maisena.
4. Arrume as batatas nos tabuleiros tomando cuidado para que fiquem em uma única camada. Leve ao forno por 60 minutos, virando as batatas de lado depois de  30 minutos. As batatas têm que estar bem douradas! Eu desliguei o forno e deixei as batatas secarem por mais uns 10 minutos dentro do forno desligado.
Essa receita pode ser dividida ao meio.
Rendimento: 6 porções.
(Simplesmente Delícia)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário