11/04/2011

TORTA DE LIMÃO

PA240003
Ingredientes:
1 pacote de biscoito amanteigado de nata Mabel
2 colheres de manteiga
1 caixinha de creme de leite Nestlé
1 lata de leite condensado Moça
suco de 3 limões
2 claras em neve
2 colheres de sopa de açúcar refinado
raspinhas de 1 limão

Preparo:
Base de biscoitos:
1. Triture os biscoitos amanteigados de nata no liquidificador, aos poucos. Vá passando a farinha pela peneira e volte os pedaços maiores para o liquidificador. Repita essa operação até conseguir triturar todos os biscoitos do pacote.
2. Numa tigela, junte à farinha de biscoitos, 2 colheres de manteiga e 1 colher de creme de leite. Usando as pontas do dedos, vá integrando a manteiga à farinha aos poucos, até que a mistura esteja úmida por completo. Está pronto para forrar a forma. Ligar o forno a 180º para pre-aquecer.
3. Coloque a farinha umedecida num refratário de vidro ou forma de fundo falso.  Com as mãos, distribua a mistura no fundo e na lateral da forma, apertando bem, para firmar a massa e criar uma espécie de berço para o recheio e cobertura. Levar ao forno 180º por 15 minutos. É necessário monitorar esse tempo rigorosamente para o biscoito não queimar. Retirar do forno e reservar.

Creme de Limão:
Para preparar o creme-musse de limão que recheia a torta, basta misturar em uma tigela o suco cuado de 3 limões e uma lata de leite condensado. Ao misturar esses dois ingredientes, obtem-se uma mistura mais grossa e cremosa. Após misturar uns cinco minutos, incluir meia caixinha de creme de leite, misturar e pronto. O creme de leite quebra um pouco do doce/amargo excessivo da torta, conferindo leveza ao sabor. Cubra a base de biscoitos com esse creme e o merengue a seguir.
DICA: O limão pode ser thaiti ou da pérsia. Já o leite condensado, preferível usar o Moça, pois os demais tem uma consistência mais rala e não dá o mesmo resultado de textura para a torta.

Merengue:
A cobertura da torta é o merengue, o que dá o toque especial de confeitaria à sobremesa. O preparo é bem simples. Bater 2 claras em neve. É importante que fiquem bem duras. Acrescentar aos poucos 2 colheres de açúcar refinado, ainda batendo. Ao final, adicionar as raspas de meio limão. Está pronta a cobertura da torta, que deve ser colocada por cima do creme.Levar a torta ao forno 180º novamente, por 10 minutos, apenas para dourar o merengue. Retirar e levar á geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
DICA: Essa torta é muito melhor quando servida bem gelada. A dica é fazer no dia anterior, para passar a noite na geladeira. O resultado é maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário