03/04/2011

EMPADINHA DE QUEIJO




empadinha de queijo
Ingredientes para o recheio
200g de queijo minas
50g de queijo parmesão (de preferência ralado na hora)
2 ovos inteiros
1 xícara de leite
1/2 xícara de salsinha
queijo minas
Queijo minas

queijo parmesão
Queijo parmesão

ovo
Ovo
leite
Leite

salsinha
Salsinha


 
Ingredientes para a massa
700g de farinha de trigo
350g de margarina vegetal (não usar margarinas dietéticas)
3 colheres de sopa de cachaça
1 colher de chá de sal
3 gemas
farinha de trigo
Farinha de trigo

manteiga
Manteiga

cachaça
Cachaça
sal
Sal

gema de ovo
Gema de ovo


 

Modo de Fazer 
Prepare o recheio: Pique os queijos em pedaços menores e no liquidificador bata-os com os ovos e o leite e reserve. O recheio ficará líquido, mas endurecerá ao ser assado.
DICA: Esse recheio pode ser usado para empadões.
Prepare a massa: Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Em uma xícara dissolva as gemas na cachaça e depois junte à farinha misturando até conseguir uma ¨farofa¨. Acrescente a margarina e misture bem até obter uma massa "podre" (ela é chamada assim, pois fica meio quebradiça). É preciso trabalhar com a massa até que ela forme uma bola grande e uniforme. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente.
DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare as empadinhas: Sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando cada forminha para empada de forma uniforme ao fundo e nas laterais.
Pre-asse as empadinhas: Arrume-as sobre um tabuleiro. Ponha as forminhas já forradas de massa no forno pré-aquecido para pré-assarem. Elas devem apenas endurecer e corar um pouco. Retire do forno e encha-as com o recheio líquido. Lembre-se que empadas de queijo não têm tampa de massa como as outras.
Asse as empadinhas: Ponha-as de volta para assar no forno pré-aquecido em temperatura média até que o recheio endureça e fique dourado. Isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada forno. Salpique salsinha picadinha por cima para decorar e dar um toque no sabor.
DICA: Para servir como coquetel, faça empadas pequenas e coloque em forminhas de papel. Facilita aos convidados se servirem e evita engordurar os dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário