07/04/2011

DESOSSANDO FRANGO

 
Dividindo o Frango ou Chester em pedaços:
Comece separando as coxas e sobrecoxas do corpo do frango, cortando pela articulação.
 
 
 
 
Separe as asas do peito, dando um corte na articulação.

 
 
 
 
 
 
Retire o peito da carcaça, fazendo um corte vertical.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Separe as coxas das sobrecoxas, cortando as articulações.
Dica:
Para saber onde é a articulação, pegue a parte da ave a ser cortada e movimente-a. O ponto onde começa o movimento é a articulação.
 
Tulipas  e coxinhas de asa (tulipas)

Corte as duas pontas.
 
Solte a carne em volta do osso.

 Empurre a carne para cima, formando uma coxinha.

A outra parte da asa pode ser frita como aperitivo.
 
Desossar Coxa:

Corte os tendões em toda a volta do osso. Enfie  a faca entre o osso e a carne, e vá soltando-a em toda a volta.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Recheie a coxa com ajuda de uma colherinha.
Feche as extremidades com um palito.
 
 
 
 
 
 
 Passo a passo  de Como Desossar Frango ou Chester Inteiro
Você já pensou em servir uma ave desossada? Servir um frango recheado, podendo cortá-lo em fatias? É sucesso na certa!
Vamos ao passo a passo:
Pegue o frango, limpo, totalmente descongelado e seco, de preferencia a temperatura ambiente.  Utilize uma faca média, afiada e com ponta.  Tente localizar, entre o pescoço e o peito da ave, o osso em V "jogadeira". Com a faca, faça dois cortes em volta do osso "jogadeira" e, com os dedos, puxe-o firmemente para retirá-lo da ave.
Segure a asa do frango com uma mão, movimentando-a a fim de localizar, com um dedo da outra mão, a posição exata da junta. Depois de localizar a junta, faça um corte com a faca bem no meio, entre as cartilagens. Continue cortando, até separar o osso da asa do osso do "ombro" do frango. Faça o mesmo procedimento na outra asa: localize a junta e corte. Segure o pescoço da ave com uma mão e, com a outra, puxe as asas para baixo, descolando a carne dos ossos, cuidadosamente para não rasgar a pele. Para descolar a pele do peito da ave, insira dois dedos em cada lado da cartilagem central e puxe para baixo. A carne do peito ficara colada ao osso. Não se preocupe com ela neste momento, você vai retirá-la mais tarde. Sempre segurando o pescoço do frango, continue puxando a pele para baixo, até chegar no fim do osso do peito. Depois de retirar a pele do osso do peito você vai localizar as juntas das pernas. Insira a lâmina da faca na parte interna da coxa do frango, cortando exatamente na região da junta ("virilha") Corte, abrindo a perna do frango com a outra mão. Continue cortando até separar a junta da perna do quadril da ave. Faça o mesmo procedimento na outra perna: localize a junta e corte. Segure o corpo da ave com uma mão e, com a outra, segure a pele, asas e pernas e puxe, descolando o resto carne da carcaça, cuidadosamente para não rasgar a pele. Retire os dois filés do peito, que ficaram na carcaça. Você vai recolocá-los no frango, no final. Desossando as coxas: segure com uma mão a coxa, pela ponta que você cortou. Com a faca, raspe o osso de cima para baixo, descolando toda carne. Continue raspando depois do "joelho". Você, agora, desossou uma perna. Corte o osso com a faca, deixando apenas um pequeno pedaço no final da perna. Faça o mesmo com a outra perna, com as duas assas. Desvire o frango cuidadosamente. Coloque para dentro os dois filés que você retirou do peito. Está pronto! Agora você pode preparar um recheio e colocá-lo "em forma" novamente.Outra forma é abrindo as costas do frango.
Acompanhe com as fotos.
Faça um corte fundo no meio das costas do frango.

Vá cortando em volta da carcaça.
Não corte a parte das coxas, que devem ficar inteiras.
Vá soltando a parte de carcaça.

Retire a carcaça e algum osso que tenha ficado.

Abra bem a parte desossada.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário