28/04/2011

CROQUE-MONSIEUR SANDUICHES DE QUEIJO GRATINADOS

Sirva o sanduiche bem quente com uma salada de tomates ou uma salada verde, e num dia menos comportado, uma taça de vinho tinto!
 

Para 4 sanduiches

Ingredientes

8 fatias de pão
200 a 250 gramas de algum queijo forte: gruyère, ementhal, provolone etc.
Manteiga para passar nos pães
60 gramas de manteiga (1/4 de copo)
½ copo de farinha de trigo
2 copos de leite
Sal, pimenta e noz moscada
1 copo de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

1.  Numa panela media, derreta a manteiga. Quando ela estiver toda derretida, acrescente a farinha de uma vez só e mexa com uma colher de pau. Não deixe a mistura tomar cor mas cozinhe em fogo médio/baixo por uns 6 a 8 minutos para que o molho não fique com gosto de farinha. Adicione o leite, misturando sem parar. Se quiser um molho mais liquido, adicione mais um pouco de leite. Tempere com sal, pimenta do reino e bastante noz moscada. Reserve.
2. Pre-aqueça o forno a 200 graus ou ligue o grill do forno se você tiver um. Unte com um pouco de manteiga um pirex grande, onde vão caber todos os sanduiches lado a lado.
3. Passe manteiga nas fatias de pão e monte os sanduiches com o queijo de sua preferência. Eu usei dessa vez provolone de leite de búfala. Grelhe-os num grill ou frite-os numa frigideira untada com manteiga, e disponha todos os sanduiches em um pirex grande. Aperte os sanduiches um contra o outro para não haver muita sobre de espaço entre cada um. Despeje todo o molho branco por cima, espalhando bem por todo o pirex. Salpique o queijo parmesão por cima e leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até ficar bem dourado. Sirva quente com uma salada.
 
(Fonte: simplesmentedelicia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário