10/05/2011

BROWIE DE NOZES RECHEADO DE CARAMELO E CHOCOLATE

 
Ingredientes
150 gramas de manteiga sem sal
360 gramas de chocolate meio-amargo (eu tenho usado o Garoto 55% Cacau)
1 ½ copos de açúcar (300 gramas)
4 ovos grandes
1 colher de sopa de baunilha
1 ½ copos de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 copo de nozes picadas (100 gramas)
350 a 400 gramas de balas de caramelo
1/3 copo de creme de leite
180 gramas de chocolate meio-amargo (eu tenho usado o Garoto 55% Cacau), picado pequeno.

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180º graus. Quando ele estiver quente, ponha as nozes partidas num tabuleiro e leve-o ao forno por 10 minutos ou quando você começar a sentir o cheiro das nozes tostando. Cuidado para não queimá-las: retire do forno e reserve. Forre um tabuleiro de 33 x 24 cms com folhas duplas de papel alumínio, deixando o papel alumínio maior do que as bordas (para podermos levantar o brownie depois de assado). Unte com manteiga e polvilhe de farinha e reserve;
2. Numa vasilha media, que possa ser pousada em cima de uma panela, ponha a primeira medida de chocolate (360 gramas) e a manteiga. Leve a panela ao fogo com 3 dedos de água e ponha a vasilha em cima, sem deixar o fundo desta tocar na água. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria até o creme estar homogêneo. Não deixe o chocolate muito tempo no banho-maria: quando sobrarem alguns pedacinhos de manteiga, retire do fogo e deixe-os derreterem com o calor residual. Retire do fogo e acrescente o açúcar. Misture bem e em seguida junte os ovos um por um, a farinha, o sal, e a baunilha. Por fim, acrescente as nozes tostadas.
3. Derrame metade desse creme no tabuleiro preparado. Com uma espátula, espalhe bem o creme por toda a superfície. Leve ao forno por 20 minutos. Depois de 20 minutos, retire o brownie e deixe esfriar por no mínimo 25-30 minutos.
4. Enquanto o bronwie esfria, ponha todos os caramelos numa pequena panela. Junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, misturando sem parar até os caramelos derreterem completamente no creme de leite. Quando o brownie estiver resfriado, entorne o caramelo quente (se esfriar e engrossar, leve ao fogo um pouco: o caramelo fica mais fácil de espalhar enquanto está quente) e espalhe por toda a superfície com cuidado. Salpique o chocolate picado (180 gramas) por cima do caramelo. Por fim, com muito cuidado, entorne o resto da massa de brownie, e com uma faca ou espátula, espalhe a massa de brownie por todo o tabuleiro.
5. Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Mergulhe a ponta da faca na camada de cima do brownie e teste para ver se ele esta pronto: a faca tem de sair ainda úmida da massa, porem não com pedaços de massa crua.
6. Tire o brownie do forno e deixe-o esfriar por pelo menos 3 horas antes de cortar. Isso é fundamental para o caramelo poder esfriar. Para tirar o brownie da forma, levante o papel alumínio e retire todo o brownie do tabuleiro. Eu gosto de inverter todo ele numa tabua, de cabeça para baixo, retirar o papel alumínio, e usando outra tabua de apoio, virar o bronwie de novo de cabeça para cima. Corte em quadrados. Esse brownie fica fantástico gelado também.
(simplesmentedelicia)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário