Ingredientes
220 gramas de ameixas sem caroços100 ml de Conhaque ou Armagnac
60 ml de iogurte natural
60 ml de óleo de girassol
1 ovo
2 colheres de sopa cheias, de açúcar
4 colheres cheias, de açúcar mascavo
40 ml de mel
½ copo de farinha de trigo
½ colher de sobremesa de fermento em pó
½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal
1 colher de sopa de cacau, bem cheia
170 gramas de chocolate meio-amargo picado (usei o Lacta com 43% cacau)
Calda
80 ml de água
4 colheres de sopa de açúcar, bem cheias
2 colheres de sopa de Conhaque ou Armagnac
Modo de preparo
1. Numa pequena panela, ponha as ameixas com o Conhaque e aqueça levemente em fogo baixo. Reserve. Enquanto isso, unte uma forma retangular de 26 cm X 12 cm com manteiga. Forre-a de papel-manteiga e unte este de manteiga também. Reserve.
2. Pré-aqueça o forno a 180° C. Na vasilha do processador, ponha a metade das ameixas, o iogurte e o oleo e processe até formar uma pasta (tem que ficar bem liso, como uma maionese!). Pare o processador e limpe as laterais com uma espátula. Processe um pouco mais. Você tem que obter uma pasta com uma consistência parecida com maionese. Ponha essa pasta numa vasilha maior e junte, à mão, o ovo, os dois tipos de açucares e o mel. Misture com uma espátula ou fouet.
3. Separadamente, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e o cacau. Adicione essa mistura ao creme de ameixas e mexa delicadamente com uma espátula. Junte o chocolate picado e a segunda metade de ameixas. Entorne na forma preparada e alise a superfície com a espátula. Com o dedo, afunde para baixo qualquer pedaço de ameixa que estiver na superfície. Leve ao forno por 60 minutos ou até uma faca sair limpa do centro do bolo.
4. Enquanto isso, numa panela pequena, misture a água e o açúcar. Leve ao fogo somente até o açúcar diluir. Desligue o fogo, e deixe amornar. Adicione o Conhaque e reserve.
5. Após os 60 minutos, ou quando uma faca sair limpa do centro do bolo, tire o bolo do forno e fure-o todo com um palito ou uma faca. Entorne a calda de Conhaque no bolo todo, devagar, encharcando-o bem. Deixe o bolo esfriar completamente antes de retirar a forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário