6 coxas e sobre coxas de frango, orgânico de preferência
5 ou 6 colheres de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
1 pedaço de gengibre fresco (4 a 5 cm), ralado
1 colher de sobremesa de canela em pó
½ colher de sobremesa de páprica doce
½ colher de sobremesa de pimenta caiena
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de mel
Alguns raminhos de tomilho fresco (ou ½ colher de sopa de tomilho seco)
160 gramas de damascos secos
150 gramas de passas brancas
500 ml de água
Modo de preparo
1. Lave bem as coxas de frango e seque-as. Separe as coxas da entre - coxas. Seque novamente. Numa frigideira grande, que possa ir ao forno, ponha 2 ou 3 colheres de azeite. Deixe esquentar o azeite e doure os pedaços de frango: não ponha muitos pedaços de cada vez, faça isso aos poucos para cada pedaço ficar bem dourado. Reserve os pedaços dourados em um pirex enquanto doura o restante. Quando terminar de dourar todos os pedaços, raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau e jogue fora toda a gordura e pedaços de pele que tiverem grudado no fundo. Não tem problema se a frigideira ainda tiver alguns restos no fundo.
2. Pré-aqueça o forno a 180°C.3. Volte à mesma frigideira ao fogo, acrescente o resto do azeite, e doure os dentes de alho, o gengibre ralado, a canela, a páprica e a pimenta. Refogue por 1 a 2 minutos e junte o mel, o molho de soja, o tomilho, os damascos, as passas, e a água. Tempere com sal e pimenta do reino. Misture e deixe ferver.
4. Assim que ferver, apague o fogo. Ponha os pedaços de frango dourados na frigideira, uns do lado dos outros, e leve ao forno. Depois de uns 20 minutos, abra o forno e com cuidado, e mexa um pouco para os pedaços de frango ficarem bem cobertos com a calda. Leve ao forno de novo para um total de 40 minutos. Rendimento: 4 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário