Cozinhei algumas mandioquinhas e amassei num refratário com um fio de azeite de oliva; cobri com um pouco de creme de leite e reservei; numa frigideira dourei, na manteiga, cenoura ralada em tiras, cebola roxa e talinhos de nirá, até ficarem macios. Juntei frango desfiado, misture bem, hidratei com azeite de oliva e um pouquinho de teriyaki, e finalizei o com umas gotinhas de pimenta Tabasco.
Depois foi só cobrir a mandioquinha com este refogado, espalhar mais um pouquinho de creme de leite com uma colher, polvilhar com farinha de rosca, e levar ao forno médio pré-aquecido para dar uma gratinada básica.
A cebolinha Nirá, também conhecida como Cebolinha Japonesa, é uma planta forte, muito vigorosa, com talos longos medindo cerca de 10cm. É originária do Oriente onde, por séculos, foi usada como proteção contra o mal. Acreditava-se que as forças psíquicas eram por ela estimuladas.
Possui sabor muito agradável e suave. Suas folhas, cilíndricas e ocas, são de um verde intenso e devem ser colhidas pouco antes da abertura das flores. Convém lembrar que a cebolinha não é adequada à secagem, sendo melhor conservá-la sob congelamento se se pretende utilizá-la posteriormente. Por causa do suave e delicado sabor, sua utilização na culinária é bem ampla, principalmente na cozinha japonesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário