22/05/2011

COMBINANDO VINHO E COMIDA

Quase todo mundo sabe que o consumo moderado de vinho auxilia nossas funções cardiovasculares. Mas, para que toque o nosso coração de verdade, é preciso que o vinho agrade também ao paladar, realizando um casamento harmônico com o prato que está acompanhando. A harmonização de vinhos é complexa e muito abrangente. Abaixo vão algumas dicas de combinações de sucesso garantido:

Saladas: Elas vão bem com vinhos brancos leves, como Pinot Blanc, Riesling e Sauvignon Blanc. 
Sopas: Também aposte nos mais leves. Se o sabor for de carnes, prefira um Pinot Noir. Se for de queijo ou vegetais, Chardonnay.

Carnes vermelhas: As carnes de caça, como coelho, pato, javali e avestruz, vão muito bem com vinhos franceses das regiões da Borgonha e de Bordeaux. Já as carnes de vaca/boi, porco e carneiro combinam melhor com Malbec, Tannat, Shiraz e Cabernet Sauvignon.

Massas: Depende do molho! Para os molhos vermelhos, prefira os tintos italianos: Chianti, Sangiovese e Valpolicella. Para os molhos brancos, opte também por vinhos brancos, como o Chenin Blanc e o Chardonnay.

Queijos: Outro dia ouvi Manoel Beato dizer que, ao contrário do que muitos pensam, vinhos brancos combinam melhor com queijos do que os tintos. E ele realmente tem razão. Por isso, vou indicar o Sauvignon Blanc, o Chardonnay e o Pinot Grigio.

Carnes brancas: Peixes e aves combinam melhor com vinhos brancos, como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Chenin Blanc. Porém, as sardinhas frescas também vão bem com vinhos verdes! Se você não passa sem um vinho tinto, o que vai melhor com carnes brancas é o Pinot Noir.

Sobremesas: Para acompanhar doces, opte por um Moscatel ou por um Vinho do Porto. 
Lembre-se: vinho tem função de potencializar o sabor da comida, nunca de sobrepô-la!
(http://alimentarium.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário