Ingredientes para o recheio
1 kg de peito de frango sem pele e sem osso (filé de frango)
1 lata pequena de molho de tomate peneirado
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de maizena
1 lata pequena de molho de tomate peneirado
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de maizena
Filé de frango | Molho de tomate | Caldo concentrado | ||
Maizena |
Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho
Ervilhas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho
Ervilhas
Azeitona verde | Cenoura | Ovo cozido | ||
Milho | Ervilha |
Ingredientes para a massa
1 kg de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de leite
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 lata de óleo para fritar
2 ovos
4 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de leite
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 lata de óleo para fritar
Farinha de trigo | Ovos | Manteiga | ||
Leite | Sal | Fermento em pó | ||
Óleo |
Modo de Fazer
Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.
Prepare o frango: Lave cada pedaço de frango em água corrente e fria, se desejar. Coloque-os numa panela de pressão e depois encha-a de água até quase cobrir o último pedaço. Quebre o caldo de galinha em 4 pedaçinhos e ponha um em cada canto da panela. Feche-a conforme as instruções do fabricante e ponha em fogo alto para cozinhar. Quando começar a fazer ruído e vapor, abaixe o fogo. O tempo total de cozimento deve ser de 25 minutos. Depois disso retire-a do fogo. Ponha a panela na pia em baixo de um fio de água fria para resfriá-la mais rápido ou deixe que esfrie normalmente para poder abrí-la. Vai notar que a gordura da galinha se separa após o cozimento e esta não deve ser usada no recheio. Com a ajuda de dois garfos pegue cada pedaço, separe a gordura e leve para outra panela. À medida que fôr transferindo-os, aproveite que ainda estão quentes e desfie-os com os garfos. A carne vai estar macia e praticamente se desmanchando. A água que cozinhou o frango deve ser aproveitada no recheio, pois esta tem o caldo do frango e os temperos. Coe-a com uma peneira para retirar os pedacinhos de gordura cozidos e reserve.
Prepare o recheio: Depois de desfiar todo o frango jogue parte da água reservada por cima. Uma quantidade somente para dar liga ao recheio, que não deverá ficar mole demais. Comece com um pouco e acrescente mais aos poucos se achar necessário tornar o recheio mais cremoso. Acrescente o molho de tomate e a maizena diluída em um pouquinho dessa água. Junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido, com excessão do requeijão catupiry. Ponha a panela em fogo brando e mexa até engrossar.
DICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se fôr adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.
Esse recheio pode ser usado para empadões, risoles, massas folhadas, empadinhas, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de água para se ter um recheio mais ou menos cremoso.
Prepare a massa: Em uma tigela grande misture a farinha de trigo com o sal e o fermento. Depois acrescente os ovos ligeiramente batidos com um garfo, misture bem e junte a manteiga. Aos poucos vá acrescentando o leite e trabalhando a massa com as mãos até que fique macia e uniforme. Cubra a tigela com um pano de prato e deixe descansar por uns 20 minutos.
DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a manteiga a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.
Abra a massa: Com a ajuda de um rolo de pastel abra a massa bem fininha em cima de uma superfície lisa e um pouco enfarinhada para não grudar. Pode usar também uma máquina manual de macarrão, pois facilita muito o trabalho e é possível conseguir massas bem fininhas.
Prepare os pastéis:![fechando pastel com um garfo](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u50j9BeKK6egWOZtO_oQFSItCXBssb66xuEmHJQW2J7ua1kd4FwajYXTTBJXVJHEz-2HIlxBPu2k5t2K-YLqvO_p5dDIbkqjc6D_73izbFC1t89ml9lBcP3mHy2aI3S6oB-uxla0_bYDd5A7lzz71MQXdVSIPCdg=s0-d)
Formato meia lua: Corte círculos na massa com a ajuda de uma xícara grande se quiser fazer pastéis no formato de meia lua. Espere o recheio esfriar e ponha um pouco no centro. Dobre o círculo ao meio e com um garfo aperte toda a emenda para evitar que o pastel se abra ao fritar.
Formato meia lua: Corte círculos na massa com a ajuda de uma xícara grande se quiser fazer pastéis no formato de meia lua. Espere o recheio esfriar e ponha um pouco no centro. Dobre o círculo ao meio e com um garfo aperte toda a emenda para evitar que o pastel se abra ao fritar.
Formato quadrado: Se preferir fazer pastéis quadrados ou retangulares, basta apenas abrir a massa formando uma larga tira, depois faça vários montinhos de recheio ao longo de um dos lados da tira de massa já aberta e dobre-a ao meio fechando os pastéis. Tome o cuidado de passar o dedo molhado (pode usar um pincel de cozinha também) onde irá fazer os cortes. Corte os pastéis com a ajuda de um cortador de pastel. Nesse caso não é necessário usar o garfo para apertar as bordas. Independente do formato que escolher, se fôr utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado na hora em que estiver recheando os pastéis.
DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".
Para grudar bem as bordas da massa passe o dedo molhado antes de apertar.
Frite os pastéis: Em uma panela larga e funda ponha o óleo para aquecer, deixe esquentar bem e só então coloque os pastéis um a um com cuidado com o auxílio de uma escumadeira para evitar queimaduras. Lembre-se que eles incham e ocupam mais espaço na panela ao serem fritos. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.
DICA: Para verificar se o óleo já está na temperatura adequada, ponha um palito de fósforo dentro da panela. Ele irá ascender quando estiver bem quente, depois retire-o.
Somente frite salgados que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo seu sabor, textura e aparência.
Gostei muito dessa receita,bem diferente e fácil de fazer,muito obrigada pela ajuda.
ResponderExcluirMe faça uma visita em meu blog e pode usar e abusar das minhas receitas, estão á disposição.Um grande abraço.
Lu.